terça-feira, 6 de junho de 2017

Parte "pedante" apresentação do conceitos e base para oficina do dia 09/06


Bom dia arquivistas e arquivantes que acompanham o blog Arquivo anônimo. 

No post de hoje pretendemos aqui convidar a tudo e a todos para acompanhar a oficina sobre reintegração de aluno desligado no Minhocão da Unb no dia 09 de junho de 2017.
A oficina consistira em uma exposição dos melhores caminhos à serem feitos por um aluno que por algum motivo foi desligado da universidade e pretende regressar.  

Para além do convite apresentaremos com detalhes neste post os conceitos utilizados para embasar nossa apresentação, que a despeito de ser um "mimimi" interminável, é extremamente importante para conceitualização do trabalho.

Tal qual a aba da pagina youtube intitulado "estatiscas para Nerds" esmiuçaremos aqui todo o aporte e pesquisa intelectual que nos levou à essa oficina.
    
Apresentação de conceitos:

É de notório saber, para quem acompanha nosso blog, que esta é uma pagina criada para atender as demandadas discentes da  matéria "Diplomática e tipologia documental" e, seria no minimo injusto se não trouxéssemos aqui o arcabouço teórico arquivístico.

Segundo o DICIONÁRIO BRASILEIRO de Terminologia Arquivística (link aqui; dicionário ) a definição dos seguintes termos é clara:

Arquivo: 
1 Conjunto de documentos documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte. suporte Ver também fundo. 2 Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o custódia processamento técnico, a processamento técnico conservação e o conservação acesso(1) acesso(1) a acesso(1) documentos. documentos 3 Instalações onde funcionam arquivos(2) arquivos(2). arquivos(2) 4 Móvel destinado à guarda de documentos.

Arquivo central: 
Arquivoresponsável pela normalização dos procedimentos técnicos aplicados aos arquivos(1) de uma vos(1) administração, podendo ou não assumir a centralização do armazenamento. armazenamento Também chamado arquivo geral. Em alguns países, a expressão designa o arquivo nacional arquivo nacional. arquivo nacional Ver também arquivo setorial arquivo setorial.

Documento:
Unidade de registro de informações, qual informações quer que seja o suporte ou suporte formato

Arquivologia:
Disciplina que estuda as funções do arquivo(2) arquivo(2) e arquivo(2) os princípios e técnicas a serem observados na
produção, organização, guarda, preservação e preservação utilização dos arquivos(1) arquivos(1). arquivos(1) Também chamada
arquivística.

Processo:
Conjunto de documentos documentos oficialmente reunidos no decurso de uma ação administrativa ou judicial, que constitui uma unidade de arquivamento. unidade de arquivamento Ver também dossiê.

Dossiê:
Conjunto de documentos documentos relacionados entre si por assunto (ação, evento, pessoa, lugar, projeto),
que constitui uma unidade de arquivamento. unidade de arquivamento Ver também processo.

Diplomática: 
Disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.

Tipo documental:
Divisão de espécie documental espécie documental espécie documental que reúne documentos por documentos suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro. São exemplos de tipos documentais cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras.

Feito isso avisamo aos leitores que essa definições não estão esgotadas e que de uma forma ou de outra podem ser acrecidos de significados e significantes.

Traremos aqui também como forma de embasar nossa oficina a legislação pertinente aos processo de reintegração que seguem nos links a baixo:







Nenhum comentário:

Postar um comentário