Atividades Individuais




Atividade Individual.Lucas Farage 15/0040814


Neste post pretendemos comentar sobre a apresentação de quatro grupos  do dia 09/06/2017 que chamaram a atenção deste que agora escreve.
Comente, compartilhe e curta!

Grupo os bárbaros:

Como foco de análise e apresentação no PROMEMEU, os estudantes desse grupo bárbaro apresentaram a coleção áudio visual e de documentos de um projeto de resgate a memória do movimento estudantil. Através de uma dinâmica sadia apresentaram de forma sincera uma serie de conceitos arquivisticos que instigavam os participantes à aprender os conceitos utilizados em nossa matéria.

De volta para o passado:

Este grupo através de um layout elabora em banners e cartazes apresentou os tramites arquivisticos do processo de contratos de locação de imóveis da UnB. Através de explanação oral apresentaram alguns conceitos da arquivologia necessários para se entender todo esse processo imobiliário além de trazer como forma de curiosidade a diversidade de apartamentos (e sua opulenta exuberância) que esta instituição possui.

Grupo Alpha:

A oficina do grupo Alpha consistiu da explanação minuciosa do processo discente de obtenção e realização de um Projeto de iniciação cientifica (PIBIC). Através de um quadro definidor dos caminhos e documentos produzidos nessa atividade, demonstrado através do programa Bizzagi, o grupo mostrou-se interessado em demonstrar a importância da arquivologia na prática de obtenção deste processo acadêmico.

Grupo Desarquivando:

Na apresentação o objetivo do grupo foi apresentar conceitos da Arquivologia, através dos processos de celebração de convênios com instituições estrangeiras e intercâmbios estudantis. Através dos requisitos e tramites que podem ser encontrados aqui http://www.int.unb.br/alunos-unb os alunos desse grupo deram uma aula de visão geral sobre assuntos internacionais na UnB.






Atividade Individual

Atividade Individual - Lucas Farage matricula: 15/0040814

Diplomática a raiz mais latente do mundo arquivístico.

É de notório saber que o documento na sociedade ocidental tem peso, principalmente em um mundo onde cada vez mais documentos são poder. Escrevemos essa postagem hoje para falar um pouco sobre diplomática e a importância que essa tem para o mundo da informação em geral e principalmente para arquivologia.
O site Wikipedia define diplomática como:  

"disciplina voltada para o estudo das estruturas formais de documentos solenes, isto é, oriundos de atividade governamental ou notarial. A Diplomática é parente da arquivística, designada como tipologia documental; arquivística é sinônimo de arquivologia. À diplomática cabe a difícil tarefa de análise de autenticidade documental, com base em elementos formais, como o fundo paleográfico e a estrutura ou fórmula jurídica do documento. Sua origem pode ser remontada ao século XVII, embora a diplomática atualmente contribua em outros pontos essenciais da análise documental, tendo por fito principal a normatização de práticas de catalogação de espécies documentais" wiki aqui!

Entretanto comentar que tipologia é simplesmente a matéria que se interessa pela autenticidade de documento não nos ajuda em muita coisa, por isso apresentamos um documento aqui que mostra a importância nata dessa matéria.
  
Imagine a cena: você um cidadão comum descobre um dia estar muito doente. você sabe que precisa fazer uma grande cirurgia. iai com que faria? com qualquer pessoa de Jaleco? com um veterinario? ou com um médico especializado de verdade?

Analise o seguinte documento e me diga se ele é o que é ou não?




Sem a tipologia é provável que não descobriríamos e está ai um das maiores importâncias da matéria sobre a qual escrevemos.

e o Documento?

é falso como uma nota três alguém sabe dizer o porque?

segue o link com alguns esclarecimentos: clique aqui

_____________________________________________________________________________________

Aluno: Marcos Antônio Andrade da Costa – Mat. 17/0082181

A importância da diplomática e tipologia documental para a arquivologia decorre do fato de que para que se exista uma preservação eficiente dentro do contexto organizacional é necessário pensar em questões que surgem antes mesmo do documento. Aspectos como a denominação do documento, suas características internas e externas e questões relacionadas ao trâmite, objeto de estudo da diplomática, influenciarão todas as atividades arquivísticas.

Pensando em um caso específico (formulário de reintegração da Universidade de Brasília – Atividade de Estudo do grupo Arquivo Anônimo), a elaboração de um formulário traz diversos benefícios para a instituição, como: Padronização das informações, facilidade na validade de veracidade e autenticidade da solicitação, classificação documental, agilização do trâmite, identificação da série documental e sua guarda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário