TRABALHO FINAL


Senhor anônimo
Lucas Farage:

Marcos Antônio:


Matheus Quintas:


Jerffeson Gomes:



A disciplina, Diplomática e Tipologia Documental, sem dúvida, tira o aluno da sua zona de conforto por abandonar o modelo tradicional de prova e trabalho. Com diversas aulas no Arquivo Central da Universidade de Brasília ACE - UnB, os alunos puderam vivenciar o ambiente, as dificuldades, e os desafios do fazer Arquivístico. Outro desafio decorre da necessidade de criar conteúdo e realizar as atividades por meio de um blog.

Durante o semestre o grupo Arquivo Anônimo realizou diversas atividades, que serão listadas neste relatório técnico da disciplina Diplomática e Tipologia Documental.

Em meados de março o grupo Arquivo Anônimo começou suas atividades criando o blog: http://arquivoanonimo2017.blogspot.com.br.

Já no primeiro post fizemos uma análise diplomática mínima, criamos contextos e fizemos um plano de classificação de uma série do ACE – UnB. A realização das atividades pode nos apresentar um panorama da importância da diplomática para Arquivologia, conforme Carucci (1987) a diplomática é “uma disciplina que estuda a unidade arquivística elementar, o documento, mas também o arquivo (...)”

O segundo post registrou a experiência do grupo Arquivo Anônimo em identificar uma série documental, seguindo a essência da fábula do Elefante e dos Cegos. Os integrantes do Arquivo Anônimo foram divididos em funções, cada integrante, dentro de sua função, deveria buscar pistas capazes de identificar a série documental do ACE – UnB, apresentada de forma limitada a todos. Conforme o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística do Arquivo Nacional, uma série documental corresponde a uma sequência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto.

O primeiro post de Abril deixou claro a importância do contexto de criação dos documentos para as atividades Arquivísticas. Ao entender a essência da técnica de mapeamento de processos, o grupo Arquivo Anônimo, pode vislumbrar a gênese do documento dentro das funções administrativas. Conforme Bellotto (2002, p.21) "não obstante forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos”.

A segunda e terceira postagem de abril abordaram autenticidade de documentos. No segundo post, o grupo Arquivo Anônimo produziu um "comprovante de matrícula". A "elaboração" do documento pelo grupo, exibiu a importância dos estudos sobre autenticidade e consequentemente da diplomática. No terceiro post o grupo Arquivo Anônimo buscou identificar indícios de fraude no documento postado pelo grupo desarquivando. A importância de entender a autenticidade foi descrita por Reis (2002, p. 20) apud Duranti (1996) ao afirmar que “o documento é autêntico quando possui todas as informações originais e verdadeiras de uma determinada origem”.




As postagens de Maio do grupo Arquivo Anônimo resultam do registro das atividades desempenhadas para a elaboração da oficina técnica. Definimos como objeto de nossa oficina o processo de “reintegração de discentes desligados”, com os seguintes objetivos: 1. Análise diplomática dos documentos gerados no processo; e 2. Comparação entre diferentes processos de reintegração. No mesmo post mostramos que por meio de pesquisas em editais de reintegração, normas específicas e informações no site da UnB, identificaríamos os documentos gerados assim como o trâmite do processo. Ao tratar sobre trâmite é importante destacar que conforme Lopez (2011, p.18) a “compreensão do sentido institucional de um documento moderno passa, também, pelo conhecimento de seu trâmite administrativo (...)”.

O segundo post sobre a oficina do grupo Arquivo Anônimo, definiu os conceitos arquivísticos que seriam mais considerados em nosso trabalho. Buscamos estruturar nossa oficina sempre mostrando a relevância do saber arquivístico. Dentro os conceitos que seriam tratados, elegemos como fundamentais os conceitos de: arquivo, documento, processo, dossiê, diplomática e trâmite. Tais conceitos podem ser consultados no dicionário de terminologia Arquivística do Arquivo Nacional, disponível em http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf .


Depois de convidar os leitores do blog do Arquivo Anônimo para participar das oficinas técnicas, no quarto post apresentamos as perguntas e respostas mais frequentes realizadas durantes nossas oficinas, foi disponibilizado um verdadeiro tutorial para reintegração na UnB.





REFERÊNCIAS


BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivística - objeto, princípios e rumos. São Paulo: Associação dos Arquivistas de São Paulo, 2002.


CARUCCI, P. Il documento comtemporaneo: dipomatica e criteri di edizione. Roma: La nouva Itala Scientifica, 1987.


LOPEZ, A. et al. Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia Documental: uma estratégia didática para construção de conhecimento. Perspectivas em Gestão do Conhecimento. João Pessoa, Vol. 1, Número Especial (2011): Perspectivas em Arquitetura da Informação, p. 86-99.


REIS, G. C. A dimensão diplomática do conteúdo informacional de documentos técnicos: uma análise de manuais de instruções de pulverizadores automotrizes. Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário